sexta-feira, setembro 08, 2006

Amigo...amigo....Santomense.




Amigo...amigo... foi a frase que diariamente me acompanhou ao longo desta magnífica e ao mesmo tempo dolorosa viagem que fiz à Ilha de S. Tomé.

Além desta frase houve outras como "Branca...branca..." ou "Doce...doce...dá-me doce amigo", são crianças maravilhosas que foram bombardeadas por doces, dinheiro e outras coisas que os levam a quando encontram um turista a pedir.

A viagem foi magnífica pela aprendizagem que tive ao longo de 15 dias na selva a valorizar todos os minutos, os sons, as plantas, o sol, a noite a comida que tinha, tudo...

A parte dolorosa foi o encontrar um povo ainda oprimido pelo passado, com dificuldades alfabéticas, com dificuldades de integração, pouco empreendedores. Um povo perdido no oceano. Com o passar dos dias percebemos que dentro da sua desorganização eles organizam-se à sua maneira, ao qual nós não estamos habituados. São pacíficos e amigos com o passar do tempo, pois inicialmente não dão qualquer confiança.

Quero voltar por eles, pelo ar que se respira, pela natureza, pelo côncon, pelo búzio do mato, pela omolete com ervas micôcô, pela piroga, pelas roças, pela barriga de peixe no contentor, pelos coqueiros, por querer dar algo que possa ajudar no futuro de tantas crianças que nascem sem rumo.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

para quando uma sessão? quero ver tudinho :)
as fotos estão tortas muahahaha

7:53 da tarde  
Blogger paisagens do olhar said...

Já tenho tantas saudades...

Agora vi e revi as imagens que a Nora enviou, deu mesmo vontade de voltar...

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Descreveu de uma forma perfeita a satisfação, o carinho...a emoção de uma viagem que quero que não termine. De repente senti a falta do vento, da casa Amarela, do "Papa Figo", da Praia Jalé...e dos meus vizinhos!
No que escreveu, revivi a emoção do mar, das pessoas e da escola...da escola! Obrigado. A.

12:48 da manhã  
Blogger Eu said...

hummm.... e depois de longa pesquisa descobri onde é que eu já via estas imagens... Algures numa Amadora e também num livro ali na estante...

12:27 da manhã  
Blogger Eu said...

o mundo é uma caixa de fósforos... :-)

12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home