sábado, setembro 16, 2006

Kiyé Simon L


Companheiro de viagem no Festival de Cinema Independente Indielisboa

sexta-feira, setembro 08, 2006

Amigo...amigo....Santomense.




Amigo...amigo... foi a frase que diariamente me acompanhou ao longo desta magnífica e ao mesmo tempo dolorosa viagem que fiz à Ilha de S. Tomé.

Além desta frase houve outras como "Branca...branca..." ou "Doce...doce...dá-me doce amigo", são crianças maravilhosas que foram bombardeadas por doces, dinheiro e outras coisas que os levam a quando encontram um turista a pedir.

A viagem foi magnífica pela aprendizagem que tive ao longo de 15 dias na selva a valorizar todos os minutos, os sons, as plantas, o sol, a noite a comida que tinha, tudo...

A parte dolorosa foi o encontrar um povo ainda oprimido pelo passado, com dificuldades alfabéticas, com dificuldades de integração, pouco empreendedores. Um povo perdido no oceano. Com o passar dos dias percebemos que dentro da sua desorganização eles organizam-se à sua maneira, ao qual nós não estamos habituados. São pacíficos e amigos com o passar do tempo, pois inicialmente não dão qualquer confiança.

Quero voltar por eles, pelo ar que se respira, pela natureza, pelo côncon, pelo búzio do mato, pela omolete com ervas micôcô, pela piroga, pelas roças, pela barriga de peixe no contentor, pelos coqueiros, por querer dar algo que possa ajudar no futuro de tantas crianças que nascem sem rumo.