terça-feira, julho 26, 2005

“...desassossego...”


domingo, julho 24, 2005

"lentamente me despi...para repousar"


"por detrás de uma fábrica de cerâmica..."




Tânia Araújo

Tânia Sofia dos Santos Araújo
Nasceu em Lisboa a 19 de Junho de 1980. Diplomada pelo Citeforma com o curso Técnico Profissional de Multimédia.Pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas obteve o curso Profissional de Fotojornalismo.

Diplomada pelo MEF com o curso de Iniciação à Fotografia e com o Profissional de Fotografia. Pela Empresa Espiralsoft obteve o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Frequenta a Licenciatura na área de Audiovisual e Multimédia na ESCS – Escola Superior Comunicação Social, e frequenta também um curso de longa duração de Animação de Volumes na ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Enquanto fotógrafa já ganhou alguns prémios entre os quais o 1º prémio categoria cor na Maratona Fotográfica de Lisboa em 2004, o 1º prémio no Pedifoto de Carnide também em 2004 e o prémio do Concelho da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 2005. Em 2006 ganhou 1º prémio categoria preto e branco na Maratona Fotográfica de Lisboa e 3 menções honrosas no concurso da Amadora "Jovem aposta em ti". .

Deste 2003 que é formadora de fotografia em várias entidades como: APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Estagiou como fotógrafa na TVCiência Online, foi assistente de laboratório manual p/b no Viragem Lab.
No MEF, associação do qual faz parte da administração, desenvolve várias actividades de fotografia em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa ligadas a projectos fotográficos na área da Acção Social.

Publicou, em 2004, “Como uma história que vamos viver juntos”.

Expõe desde 2003, em vários locais: no Museu da Cidade no Pavilhão Preto, na Bienal de Arte da Festa do Avante em 2004, na Bienal dos Jovens Criadores do Montijo em 2005, em 2006 expôs no Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes, na Galeria Municipal do Montijo com a colectiva Novas Simbologias, na Nave Central da Estufa-fria no âmbito do Projecto_Lisboa e no Espaço J do Barreiro com o trabalho “Horas que passam…sem ninguém ver.”
Em 2007 expôs, no Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, o projecto Do_Outro_Lado, na Sala de Arte Contemporânea da Sociedade Nacional de Belas Artes o Projecto Fotógrafos em Marvila e na XIV Bienal de Vila Nova da Cerveira com a colectiva Novas Simbologias.

Como fotógrafa freelancer já executou trabalhos com entidades como: a S Design – Agência de Design Global, Ordem dos Arquitectos, Universidade Lusíada, Mediaedge:cia, Alliance Française e Nações Unidas.

Em 2008 expôs o projecto “ Voltaremos na Gravana”, na galeria Bairro Arte e na empresa HP – Hewlett–Packard, projecto este que reverteu a favor dos organização Médicos do Mundo.
Em Janeiro deste ano colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian no projecto Tecer a Cidade, programa de reinserção social pela arte destinado a menores detidos em Centros Educativos.

Contactos

e-mail: tania.mef@gmail.com

telefone: 00351 96 583 16 20